As doenças do labirinto são relativamente frequentes na população, sendo mais comum em mulheres e nos idosos. O labirinto assim como qualquer órgão do corpo humano pode ser acometido por diversos tipos de doenças. E muitas vezes no exame clínico em consultório não é possível realizar um diagnóstico preciso.
E, nesses casos, são necessários alguns exames adicionais.
Quando se ouve falar em exames do labirinto vem a ideia de exame que causa desconforto, enjoos e muita tontura. Isso ocorre devido ao uso da prova calórica em um exame chamado vectoeletronistagmografia.
Esse foi e continua sendo um exame interessante para a avaliação do labirinto, mas atualmente, não é o único.
Ao longo dos últimos anos, a ciência vem avançando a favor do paciente com tontura. E vários exames surgiram para auxiliar no diagnóstico desses pacientes. O VHIT é uma nova ferramenta que surgiu para avaliação da função do labirinto que não causa desconforto durante a execução e pode ser realizado, inclusive, no paciente que está em plena crise de vertigem aguda.
Neste exame, é posicionado no paciente um óculos que contém uma câmera. Esta câmera faz a gravação dos movimentos dos olhos enquanto o médico realiza movimentos com a cabeça do paciente. Assim é calculado a relação entre o movimento do olho e o movimento da cabeça com o auxílio de um computador que nos dará informações sobre a função dos canais semicirculares do labirinto. Portanto o VHIT mostra em tempo real a funcionalidade do labirinto.
O VHIT revolucionou a forma de avaliação do labirinto, por ser um exame rápido e pode ser realizado nos pacientes em crise aguda e, dessa forma, é possível auxiliar o médico a diferenciar uma doença do labirinto de uma doença neurológica, como por exemplo, um acidente vascular cerebral (AVC).
É muito importante que todo o paciente com queixa de tontura seja avaliado por um médico. Lembre-se que a realização de exames ocorre de forma complementar, a avaliação é sempre individualizada.
Dra. Jackeline Carneiro
Otorrinolaringologista e Otoneurologista – Membro do Corpo Clínico NOOBA
CRM-BA: 24534| RQE: 14240