Nossa voz existe graças a duas lindas pregas vocais – antes chamadas de cordas vocais. Elas abrem em forma de um V para podermos respirar e fecham para podermos falar, tossir e engolir.
As nossas pregas vocais têm as funções fonatória (falar), além de respiratória e de proteção (pois também é a nossa querida glote). Elas também fecham quando precisamos fazer um esforço, para aumentar a pressão intra-abdominal.
Algumas coisas podem acontecer e nos deixar “sem voz” ou afônicos. As mais comuns são as infecções virais, por exemplo, tipo esses vírus de gripe ou resfriado, que podem inflamar e diminuir a mobilidade das pregas vocais e elas não conseguem fazer o fechamento completo. Aí ficamos com uma fenda (ou uma abertura) e em consequência disso, “perdemos a voz”.
Outras causas menos comuns são paralisias das pregas vocais, quando geralmente apenas uma delas pode parar de movimentar por uma série de motivos. Desde casos emocionais até tumores no trajeto de seu nervo.
Em qualquer situação, assim que se apresente o primeiro sintoma você deve procurar um Otorrinolaringologista, este é o médico especialista nos cuidados com a sua garganta, voz e cordas vocais.
Dra. Adriana Salles
Otorrinolaringologista – Fellow em Laringe – Membro do Corpo Clínico NOOBA
CRM-BA: 12704 | RQE: 5510