Novembro Laranja, mês da conscientização nacional do zumbido, hiperacusia e misofonia. Vamos falar sobre terapêuticas alternativas para a melhora desse sintoma?
Primeiro precisamos entender que o zumbido é um sintoma comum que ocorre em 15% da população. Entre os idosos esse número pode subir para 35%! Em 20% dos casos apresentam repercussão importante ou até incapacitante na qualidade de vida. O significado emocional do zumbido contribui diretamente para a severidade desse sintoma por meio de pensamentos negativos sobre o zumbido, atenção seletiva, hipervigilância, crenças erradas e uma percepção distorcida do zumbido.
Atualmente, várias terapias alternativas têm demonstrado resultados no tratamento do zumbido. A Mindfulness é uma dessas terapias. Mindfulness engloba práticas de meditação que te ajudam a viver no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro te afetarem, tornando sua mente mais desperta e saudável. É uma forma de concentração no momento atual, sem julgamentos. Busca-se reduzir o sofrimento psicológico e cultivar idéias positivas e bem-estar. Através do treinamento de Mindfulness aprendemos a perceber nossos pensamentos, sensações corporais e emoções no momento em que ocorrem e a fazer escolhas mais conscientes, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos.
A prática de Mindfulness em pessoas com zumbido tem sido bastante difundida, mostrando excelentes respostas na diminuição do volume do zumbido e nas repercussões que o sintoma pode trazer na vida das pessoas. Mindfulness reduz o incômodo, melhora estados depressivos e ansiosos e facilita a aceitação do zumbido pelo paciente. A meditação apoiada numa abordagem de Mindfulness permite ao indivíduo parar, reduzir o stress e treinar o seu cérebro para se concentrar em si mesmo ao invés do zumbido, permanecendo num estado calmo em todos os momentos.
Não encare o zumbido como uma ameaça. Observar o zumbido sem julgá-lo como algo desagradável e imutável pode ajudar no tratamento. Vamos tentar mudar a percepção e significação do zumbido?
Dra. Juliana Veloso
Otorrinolaringologista – Membro do Corpo Clínico NOOBA
CRM-BA: 20444 | RQE: 11432