Vocês já ouviram falar em hiperacusia e misofonia? São sintomas que podem acompanhar o zumbido ou acontecer isoladamente. E estão relacionadas com a sensibilidade aos sons. Sons específicos, no caso da misofonia e sons gerais, no caso da hiperacusia. Então imaginem que determinados sons que não incomodam e até passam despercebidos para a maioria da população podem ser um verdadeiro transtorno para essas pessoas.
A misofonia é um desconforto relacionado a um tipo especifico de som. Está ligada ao sistema límbico, região do nosso cérebro relacionada com as emoções. Ouvir sons como mastigação, deglutição ou som de clicar da caneta vai gerar um sentimento ruim, angustia e até agressividade.
Já a hiperacusia, ao contrário do que o nome sugere não tem relação com uma “super audição”. O que ocorre é um aumento da sensibilidade do sistema auditivo. Em algum momento no trajeto do som na via auditiva central há um aumento de volume, um ganho desse som. São pacientes que se queixam do bater de portas, uso de talheres, ventilador ligado ou evitam situações como festas ou reuniões de trabalho. A hiperacusia pode ocorrer em qualquer idade. As crianças costumam colocar as mãos nas orelhas, chorar, gritar ou abandonar locais em que estão expostas a esses sons.
Se você tem esses sintomas ou conhece alguém assim, não desanime, muita coisa pode ser feita. O tratamento deve ser iniciado após avalição médica e audiológica, buscando assim o melhor para cada caso. O tratamento inclui diversas formas de terapia, sendo a principal a terapia sonora. Nela o paciente se expõe de forma gradativa e controlada ao som, um som neutro, que não incomode. Essas informações são mandadas ao sistema nervoso central de forma periódica, de modo que aquela reação diminua gradativamente com o tempo, ou seja, o paciente vai se habituando aos poucos a esses sons. E em alguns casos selecionados de misofonia também pode ser associado o tratamento medicamentoso.
Patricia Pantoja
Otorrinolaringologista- Fellow em Otoneurologia – Membro do Corpo Clínico NOOBA
CREMEB: 19.814 | RQE 10737