Otorrinos e radialistas são grandes amigos e não é atoa, todo profissional que possui a voz e a audição como ferramentas de trabalho cuidam desses sentidos com ainda mais atenção do que o resto da população.
Na primeira semana de novembro é comemorado o dia do radialista (07/11) e gostaria de aproveitar a oportunidade para reforçar a importância de exames preventivos e consultas de rotina que devem fazer parte da vida desses profissionais do áudio, que junto com os músicos estão entre as profissões de maior risco de exposição a alto nível de ruído com consequente danos a audição. Uma das primeiras manifestações da perda auditiva pode ser o ZUMBIDO, tema do nosso Novembro Laranja!
Não apenas esses profissionais, mas todos nós devemos estar atentos a intensidade (volume) e tempo de exposição a ruídos, pois valores acima de 85db(A) por mais de 8h trazem prejuízos a audição.
Uma dica geral para quem usa fone de ouvido é manter o volume, no máximo, até a metade do que se tem disponível. E para os profissionais de risco estar atento ao uso de protetores auriculares sempre que possível.
Vamos cuidar de nossa audição para que o único chiado (zumbido) que reste seja o de sintonizar na nossa estação de rádio favorita! 😉
Dra. Tamillys Figueredo
Otorrinolaringologista – Membro do Corpo Clínico NOOBA
CRM-BA: 25663 | RQE 17309