
Este fato relaciona-se a mudança dos nossos hábitos de vida ao longo dos séculos, principalmente no que se refere a alimentação e atividades físicas.
Várias pesquisas apontam que o consumo excessivo de sal ou bebidas açucaradas, como os refrigerantes e os sucos prontos, podem aumentar as chances de desenvolver tumores no estômago. Por outro lado, a amamentação pode ajudar muito na prevenção de alguns tipos de câncer, pois reduz o risco de obesidade na criança e de câncer de mama na mulher. Esses são dados sempre discutidos no Congresso Internacional de Controle do Câncer.
Existe uma importante associação entre alimentos, nutrição e atividade física com o risco de câncer. Os cuidados com a alimentação e exercícios físicos devem ser introduzidos desde a infância. De acordo com os estudos, manter-se magro dentro de limites saudáveis, evitando o consumo excessivo de carne vermelha e bebidas alcoólicas, é uma das melhores maneiras para prevenir a doença. Existe uma correlação muito intima entre gordura corporal e desenvolvimento do câncer. E os seis principais tipos são: de esôfago, de pâncreas, do endométrio, de rim, de mama (pós-menopausa) e colo-retal.
Outro importante alerta é a ligação entre carnes vermelhas e processadas com o câncer colo-retal. A indicação é que não seja ingerida mais de 500 gramas de carne vermelha cozida por semana.
O câncer de laringe também prevalece principalmente entre os fumantes. Portanto, na presença de rouquidão persistente por mais de 01 semana, é importante procurar o otorrinolaringologista para que as pregas vocais possam ser examinadas. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.
Enfim, para ter uma vida saudável e com menor risco de câncer, seguem as principais recomendações:
- Não fume.
- Procure manter-se magro.
- Procure ter uma vida ativa, caminhe por pelo menos 30 minutos diariamente e procure complementar as caminhadas com outra atividade física, como natação ou esportes.
- Evite bebidas açucaradas (principalmente as industrializadas) evite ao máximo consumir alimentos gordurosos. O açúcar branco ou refinado deve ser evitado, dê preferência ao açúcar demerara ou mascavo (quanto mais escuro, menos processos químicos o açúcar sofreu).
- Coma mais alimentos de origem vegetal, como hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais.
- Limite o consumo de carnes vermelhas e processadas.
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
- Limite o consumo de alimentos salgados e de comidas industrializadas com sal.
Quer saber mais? Converse com o seu médico…
Dra. Adriana Silveira Santos
Médica Otorrinolaringologista
CRM 13.600