
O que são os distúrbios do sono? – Quando o sono é afetado de diferentes formas e por diversos fatores. Os principais distúrbios são: ronco, apneia, insônia, paralisia do sono, sonambulismo, síndrome das pernas inquietas, terror noturno, enurese noturna, narcolepsia, entre outros.
Qual a importância de uma boa noite de sono? É durante o sono que o nosso organismo exerce suas principais funções restauradoras, como regulação do metabolismo, regeneração celular e crescimento das crianças e adolescentes.
Uma noite bem dormida ajuda a manter o peso saudável, melhora o humor, fortalece a imunidade, regula a produção de hormônios, consolida a memória, melhora a concentração e o raciocínio, além de evitar acidentes de trabalho devido a sonolência.
Quantas horas de sono uma pessoa precisa dormir para uma preservar sua saúde com suas funções orgânicas plenamente executadas? Um adulto saudável deve dormir cerca de 7 a 8 horas/ noite; um adolescente precisa de 8 a 10 horas de sono; crianças de 9 a 13 horas e bebês necessitam de 12 a 16 horas por dia. Mas não basta estar deitado na cama. É importante ter um sono de boa qualidade, aquele que a pessoa se sente disposta ao acordar e passa o dia bem.
O que atrapalha o sono? Excesso de telas (TV, computador e celular); a falta de uma rotina ou um ritual antes do sono; alimentar-se em excesso à noite; dormir em decúbito dorsal, fatores emocionais como ansiedade e pensamento acelerado. Chamando atenção especial para aquelas situações que atrapalham a respiração, como obstrução nasal causada por rinites, sinusites e hipertrofia de tonsilas faríngeas (adenoides) e palatinas (amigdalas), sobrepeso, obesidade e alterações craniofaciais que podem provocar ronco e apneia.
Como melhorar o sono? Para quem tem dificuldade para adormecer, evitar telas 1 hora antes de dormir e criar um ritual de preparo do sono, como reduzir luzes, sons, ler um livro, relaxar a mente; além de fazer uma alimentação leve e saudável à noite; melhorar a respiração nasal, tratando rinites ou sinusites e outras causas de obstrução nasal, emagrecer, se estiver acima do peso ideal e principalmente tratando também o ronco e apneia, caso necessite.
O que é ronco e apneia? Ronco é o ruído emitido pela vibração das vias aéreas durante o sono, por algumas pessoas devido a uma obstrução respiratória. O ronco pode estar associado ou não à apneia. Apneia é uma parada respiratória por um tempo superior a 10 segundos, que pode ocorrer com qualquer pessoa por poucos momentos durante uma noite de sono. Quando a apneia começa a ocorrer com muita frequência ou mais intensidade por causa do ronco, começa a trazer uma série de prejuízos à saúde, como sonolência e cansaço diurnos, dificuldade de concentração e memorização, irritabilidade, sobrepeso, aumento da glicemia e da pressão arterial, entre outras. Em crianças com ronco e apneia não tratados, podemos observar alterações da arcada dentária, alterações da anatomia facial e até atraso no crescimento. A apneia leva a uma fragmentação do sono, ou seja, o sono fica interrompido e leva o paciente a ter uma percepção de ter dormido mal à noite. Assim, o sono não cumpre suas funções reguladoras e regeneradoras do organismo. A apneia provoca uma diminuição de oxigênio no cérebro, levando o organismo a produzir mais adrenalina, e consequentemente, causando um aumento na pressão arterial e uma resistência à insulina, provocando o desenvolvimento de HAS E DM, inclusive, predispondo a doenças mais graves como IAM e AVC.
A apneia deve ser diagnosticada e tratada o mais precocemente possível. Um Otorrinolaringologista é um médico especialista capaz de identificar e resolver um problema como ronco e apneia.
Dra. Adriana Salles
Otorrinolaringologista – Membro do Corpo Clínico NOOBA
CRM-BA: 12704 | RQE: 5510