
A voz é a principal forma de comunicação utilizada pelos seres humanos. Utilizamos a voz para demonstrar carinho, saudade, amor, emoção. Utilizamos a voz também de maneira profissional, dando aulas, vendendo produtos e apresentando programas de TV e rádio. Utilizamos a voz de maneira artística, recitando poemas e cantando belas canções.
Dessa forma, devemos ficar atentos quando a nossa voz começa a apresentar problemas, e investigar de forma precoce, pois doenças diversas podem ter como apresentação inicial distúrbios da voz como a rouquidão.
Assim, liderada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a Campanha Nacional da Voz traz a tona os cuidados que devemos ter com nossa voz, informar a população a respeito das doenças que acometem a voz e prevenir o desenvolvimento do câncer de laringe, que é a doença mais grave da laringe.
A prevenção primária começa com bons hábitos de vida, alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não fumar. Para profissionais da voz como cantores, adiciona-se a isso o acompanhamento com Otorrinolaringologista e Fonoaudiológo para trabalhar a voz de forma adequada para um bom desempenho na profissão.
Os sintomas que são um alerta para procurar avaliação do especialista são rouquidão persistente por mais de 15 dias, tosse, dificuldade para engolir, irritação na garganta, falta de ar ou outras alterações na voz.
É importante procurar o especialista para uma consulta quando esses sintomas estão presentes, de forma a proporcionar o diagnóstico e tratamento precoces e evitar assim problemas mais graves à saúde.
Junte-se a nós na promoção dessa campanha tão importante na Campanha Nacional da Voz e divulgue para aqueles que precisam saber disso.
Dr. Diego Guzman
Otorrinolaringologista – Membro do Corpo Clínico NOOBA
CRM-BA: 27211 | RQE: 17686