
A Anquiloglossia, mais conhecida como língua presa, é uma anomalia congênita, que consiste no freio da língua mais curto, espesso e/ou anteriorizado, causando dificuldade na movimentação da língua, que pode ser leve ou bastante significativa. Quando essa limitação de movimento é importante pode gerar dificuldade na amamentação e posteriormente na fala.
Os bebês com frênulo da língua alterado podem ter problemas na pega da mama, complicando a retirada do leite e interferindo no ganho de peso. Outra consequência, vista mais a frente na vida, é a dificuldade na fala, podendo haver alteração na impressão e articulação da fala; troca ou distorção de fonemas, abertura limitada da boca, imprecisão dos movimentos da língua levando seu ápice para baixo.
O diagnóstico é clínico, através do exame físico, que deve ser realizado o mais precoce possível, normalmente na maternidade através do teste da linguinha dos recém-nascidos.
O tratamento, quando necessário, é cirúrgico, através da frenectomia onde se reduz o freio lingual, permitindo a melhor movimentação da língua, complementado com o tratamento fonoaudiológico visando o restabelecimento da fonação e da fisiologia normal da deglutição.
Dra Rosa Bacellar
Otorrinolaringologista- Fellow em Foniatria – Membro do Corpo Clínico NOOBA
CRM-BA: 17014 | RQE: 7667