O transtorno do espectro autista, também chamado de TEA corresponde a um grupo complexo e heterogêneo de alterações do neurodesenvolvimento. O indivíduo apresenta dificuldade de comunicação social e padrões restritivos e repetitivos de interesses e comportamentos. Que normalmente se iniciam nos primeiros anos de vida e é considerado presente por toda a vida.
Estimativas recentes de prevalência consideram que o transtorno estaria presente em 1:54 crianças, com frequência de 4 meninos para 1 menina.
O TEA tem impacto em diversos campos da vida do indivíduo, como na saúde, social, desempenho acadêmico e profissional, moradia . Por isso a importância da intervenção precoce, pois melhoram a interação social, QI, linguagem, e diminuem a gravidade dos sintomas.
Portanto é preciso está atento as crianças, fazer os exames médicos de rotina, as avaliações auditivas e quando existir a suspeita diagnóstica, é muito importante o acolhimento e acompanhamento multidisciplinar dessa criança e dessa família
Dra Rosa Bacellar
Otorrinolaringologista- Fellow em Foniatria – Membro do Corpo Clínico NOOBA
CRM-BA: 17014 | RQE: 7667