Não expor-se a sons fortes e não usar aparelhos sonoros pelo menos 14 horas antes do exame. Caso você trabalhe em ambiente ruidoso, procure realizar o exame após uma boa noite de sono ou logo após uma pausa de descanso no final de semana. Se tiver audiometria realizada anteriormente, é fundamental trazê-la para análise no dia agendado. A análise sequencial das audiometrias realizadas anteriormente permite uma avaliação e um diagnóstico mais conclusivos.
Caso você tenha em mãos solicitações de outros exames, informe ao atendente para que todos sejam marcados numa sequência mais adequada. Caso o seu médico tenha orientado para fazer remoção de cerúmen antes da audiometria, informe ao atendente para que o agendamento com o seu médico seja feito em horário anterior ao exame.
É realizado numa cabine acústica, devidamente calibrada, e com a ajuda de um audiômetro, o fonoaudiólogo emite sons diferentes para que o paciente faça a comparação e informe qual o tipo, a frequência sonora (aguda ou grave), e qual a intensidade (volume) que mais se assemelha ao seu zumbido.
O exame é feito dentro de uma cabine, colocando-se fones que emitem alguns tipos de som na orelha (tom puro ou similar ou sons de fala) e o paciente responde aos comandos do avaliador.
Serve para identificar o tipo (frequência sonora) e a intensidade (volume) do zumbido do paciente.