Certamente você ou um conhecido já obteve uma resposta parecida de algum médico quando procurou ajuda após apresentar um problema de saúde. Dentro da otorrinolaringologia é muito comum relacionarmos um sintoma em especial aos transtornos de ansiedade: o zumbido. Será mesmo possível que isso possa acontecer?
Os estudos demonstram que até uma a cada cinco pessoas pode sofrer de zumbido. Dentre as pessoas que sofrem desse problema, até 20% relatam que o zumbido interfere em suas atividades diárias e/ou na qualidade do sono. Sem dúvidas, é uma situação que não pode ser menosprezada. Mas por que o zumbido acontece?
O zumbido é a percepção de um som na ausência de uma fonte sonora externa. A principal causa do zumbido é alguma alteração na audição. Essa alteração pode ocorrer pelos mais variados motivos, como o envelhecimento, exposição ocupacional a ruídos de forte intensidade por longos períodos de tempo ou até mesmo algumas doenças que acometem os ouvidos. Algumas situações mais incomuns também podem causar zumbido, como alterações vasculares e até mesmo alguns tipos de tumores. É fundamental uma avaliação individualizada com o otorrinolaringologista para um diagnóstico preciso, a fim de buscar um diagnóstico preciso e um tratamento efetivo.
Mas… onde é que a ansiedade entra nessa história?
O nosso sistema límbico, região do cérebro responsável pelas nossas emoções, exerce forte influência na forma como nós percebemos os estímulos que chegam ao nosso cérebro. Sendo assim, duas pessoas que apresentam uma mesma doença, podem apresentar sintomas diferentes e com intensidades diferentes. E isso também vale para o zumbido. As pessoas que sofrem de ansiedade, geralmente vivenciam o zumbido de uma forma mais grave. Não é incomum pacientes ansiosos associarem o zumbido que estão sentindo a possibilidade de estarem com alguma doença grave. E isso pode trazer uma angústia tão grande para eles que acaba prejudicando toda a sua rotina diária. Esse ciclo vicioso ainda pode trazer outros problemas de saúde graves, como a insônia.
A prática de atividade física, higiene do sono adequada e a alimentação saudável são algumas das ferramentas que ajudam a combater ansiedade. Entretanto, a ajuda de um especialista em saúde mental, eventualmente, pode ser necessária.
A ansiedade e o zumbido são situações que podem trazer repercussões graves para a sua saúde. Não hesite em procurar ajuda quando necessário. Afinal de contas, mente sã, corpo são.
Dr. Isaac Matos
Otorrinolaringologista – Membro do Corpo Clínico NOOBA
CRM-BA: 27719 | RQE 15396