Muitas doenças podem causar o zumbido e mais de uma causa pode estar presente no mesmo indivíduo. Dentre as principais causas estão problemas de audição, alterações de colesterol, glicemias, tireoide, na articulação da mandíbula e tumores.
Estudos epidemiológicos indicam que o zumbido acomete cerca de 28 milhões de brasileiros.
O zumbido pode afetar diretamente a qualidade de vida da pessoa, interferindo no sono, concentração, humor, emoções e audição.
Algumas causas de zumbido são curáveis, outras são controláveis, outras são irreversíveis, e às vezes não encontramos a causa. Entretanto, mesmo nestes casos o zumbido pode ser amenizado.
Quanto mais cedo se procura ajuda, menores são as chances de repercussões indesejadas ao sistema auditivo e sobre o organismo. A boa notícia é que hoje em dia, pelo crescente interesse no assunto e pelo aumento substancial de estudos, conhecimentos e publicações sobre o tema, pode se obter melhores resultados terapêuticos do que antigamente.
São várias as opções de tratamento, e estas devem ser personalizadas caso a caso. Para alguns pacientes uma abordagem multiprofissional e mais abrangente é indispensável.
Procure ajuda de um médico Otorrinolaringologista para uma avaliação, acompanhamento e investigação.
Dr. Aroldo Figueiredo de Souza Júnior
CREMEB 21.480